15 de dez. de 2009

CACHORROS SÃO MELHORES QUE GATOS

Os que amam os gatos não vão concordar, mas, de acordo com novas pesquisas, cães de estimação são mais inteligentes.






Os gatos têm sentidos mais desenvolvidos e são mais ecológicos.





Um estudo da evidência científica disponível sobre a inteligência dos animais de estimação favorito do homem, cães e gatos, considerou que a primeira vitória, mas apenas por um ponto.

A pesquisa publicada na revista New Scientist, comparou os resultados de experimentos científicos têm sido realizados para medir a capacidade eo conhecimento destes dois animais.


Onze categorias avaliadas foram: cérebro, a domesticação, a capacidade emocional, popularidade, compreensão, resolução de problemas, vocalização, adaptabilidade, Supersentido verde e utilidade.

A pontuação final 6 a 5. O vencedor: o cão.



"Existem várias dificuldades ao tentar usar a ciência para resolver este conflito perene", diz Kate Douglas, autor do relatório.



"Cada proprietário do animal de estimação sabe que sua família monoparental peludo é um único e especial com os seus próprios talentos e fraquezas.



"No entanto, a investigação científica tende a olhar para a espécie como um todo e tratá-lo em termos de médias e tendências na tentativa de quantificar as suas características", acrescenta.






QUEM ESTÁ MELHOR por categoria:

Cérebro: Gato

Domesticação: Cão

Vínculo: Cão

Popularidade: Gato


Compreensão: Cão

Solução de problemas: Cão

Vocalização: Gato

Adaptabilidade: Cão

Supersentido: Gato

Mais Verde: Gato

Utilidade: Cão


Os cientistas concordam que é muito difícil de comparar, em termos científicos, a duas espécies tão diversas como felinos e caninos.

Mas o novo estudo decidiu enfrentar o desafio e medir as competências e capacidade de aprendizagem e interação de cada um.

 
Por exemplo, a medição do cérebro, é óbvio que o cão é maior. Mas os cientistas dizem que o tamanho do cérebro não é uma medida confiável de inteligência.


E mesmo para analisar como um astuto animal é melhor para medir o seu comportamento, é uma medida que pode ser tomado em consideração para avaliar a capacidade de processar informações: o número de neurônios com essa conta.



Aqui, ganha-ganha porque os gatos têm 300 bilhões de neurônios, em comparação com os modestos 160 milhões de cães.






Sobre a história da domesticação dos dois animais, os cães ganham.

Estudos comparativos de DNA do cão-lobo com o mais próximo ancestral não conseguiram chegar a acordo sobre a data exata, mas eles sugerem que a domesticação pode ter ocorrido 16.000 anos atrás.

Embora a domesticação do gato é muito confusa, acredita-se que o gato foi pouco para as nossas casas por Primea tempo 9.500 anos atrás.

Na categoria de desenvolvimento de capacidades de afeto ou emocional, surge a evidência científica de que a ligação entre um mestre e seu cachorro está tão próximo como pai e filho.

Mesmo que o proprietário do gato mais querido vai admitir que esse animal gosta de seu "espaço" e independência, porque, por natureza, dizem os pesquisadores, o gato é um ser solitário.

Os cães, por outro lado, são animais de grupo e têm o instinto para participar. E quando um filhote de cachorro é dada uma escolha entre um parceiro humano ou um cão, escolha sempre o ser humano.

Indiscutivelmente


Quanto à popularidade, medido em termos de quantas pessoas têm um ou de outro, o gato é um vencedor claro.

Os cães ganhou por um ponto nos testes de cognição e capacidade.


Não existem valores globais, mas vários estudos realizados em 10 países mostram os amantes do gato são 204 milhões de gatos de estimação.


 
Em 10 países de topo de amantes de cães, existem 173 milhões desses animais.

 O cão é capaz de acompanhar os gestos humanos, como a apontar o dedo ou uma cabeça que afirma ou nega a encontrar comida.

Eles podem manter contato visual com os seres humanos e parecem dispostos a buscar informações sobre a face.


Para os vocais, embora os cães são mais flexibilidade vocal, os gatos parecem ser mais capazes de usar sutilezas voz mais eficaz ao tentar se comunicar.

O gato também tem mais sentido e é ambientalmente mais amigáveis.



Assim dizem os estudos científicos. Cada proprietário de um cão ou gato vai saber com mais clareza.





Fonte: BBC Mundo





3 comentários:

Fernanda e Pink disse...

Fala sério... cães são espetaculares...

Bobebabiando disse...

Muito bacana o seu blog.
Já publiquei lá no meu a novidade!
Bjos

Nanuni Kokoritu disse...

cães são tudo, eles são os melhores =)