5 de mai. de 2011

TAMANDUÁ




QUANDO ESTÁ COMENDO INSETOS,
 O TAMANDUÁ-BANDEIRA

 PODE TIRAR A LÍNGUA DA BOCA E COLOCÁ-LA PARA DENTRO DE NOVO 160 VEZES POR MINUTO.




O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla),
também conhecido como papa-formigas, é um mamífero quadrúpede e desdentado pertencente à família Myrmecophagidae e à ordem Xenarthra.
È um animal de aspecto bem diferente, solitário, pacífico e cauteloso que costuma caçar tanto durante o dia como durante a noite.
 Pode-se encontrar este estranho animal desde a América central (Belize) até a América do Sul (Argentina).



Este mamífero tem uma pelagem espessa que se torna maior na cauda.
O focinho dele tem formato cilíndrico.
 Sua visão é fraca, mas sua capacidade de olfação é bem aguçada (cerca de 40 vezes maior que a do homem), desta forma, ele não tem problemas para localizar facilmente um formigueiro ou um cupinzeiro na hora de se alimentar.
 O peso de um adulto desta espécie pode pesar até 40 kg, seu comprimento pode chegar até 2m (incluindo a cauda) e sua altura pode atingir 60 cm. Eles têm uma coloração acinzentada, com faixas diagonais pretas com as bordas brancas.



Este animal é dotado de fortes e longas garras dianteiras com as quais escava as resistentes paredes dos formigueiros e cupinzeiros onde, em seguida, introduz sua língua, pegajosa e longa (aproximadamente 60 cm),
que é utilizada para explorar as galerias do formigueiro
e levar os
insetos à boca, normalmente formigas, cupins, larvas, besouros.
Por dia o tamanduá-bandeira é capaz de ingerir até 30.000 insetos. As garras também são utilizadas para se defender dos predadores, situação na qual o tamanduá-bandeira abraça seu predador para cravar-lhe as longas garras.
É daí que surge a expressão popular “abraço de tamanduá”.



Infelizmente o tamanduá-bandeira é mais um animal ameaçado de extinção devido ao fato do homem estar destruindo seu habitat.
Os fatores que têm contribuído para isso são: a caça indiscriminada, as queimadas (e seu pêlo é extremamente inflamável) e o avanço da agropecuária no cerrado (ecossistema que, por ser bem aberto, não possui lugares onde o tamanduá-bandeira possa se esconder).



Estes animais são vistos juntos somente na época da reprodução, normalmente na primavera.
A fêmea tem apenas um filhote por ano, este filhote nasce, após uma gestação de 190 dias, muito frágil com aproximadamente 1,3 kg.
 Ele é carregado no dorso de sua mãe e alimentado durante os primeiros 9 meses, período em que só se alimenta de leite.



 








Um comentário:

Anônimo disse...

Muita gente acha esses bichinhos feios mas eu acho eles tão fofinhos!

Bjs Bárbara e Lambs da Brenda!