14 de jun. de 2010

ZOOLÓGICOS ESQUENTAM OS ANIMAIS



Chimpanzés recebem cobertores dentro de recinto no zoológico


Cobertores, alimentação diferenciada, feno para esquentar as tocas. Alguns animais da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, na Zona Sul da capital paulista, recebem tratamento especial para aguentar o frio, mesmo antes do início do inverno.
“São animais que vivem em ambientes mais quentes, então a gente precisa fazer essa adequação para que eles fiquem confortáveis”, explica a bióloga Cátia Melo.





Araras recebem alimentação especial


neste período


Os dez chimpanzés do zoológico começam o dia, desde que os termômetros passaram a marcar temperaturas mais baixas, com cobertores à disposição em seu recinto. Assim que entram no local de exposição, eles disputam os cobertores, se enrolam e brincam com os objetos. Algumas horas depois, os tecidos já estão rasgados e os tratadores precisam colocar outros novos no dia seguinte. “É mais uma opção para eles. Se sentir a necessidade de ficar mais quente, pega o cobertor”, diz Cátia.



No caso de tigres, leões, onças e macacos, é colocado feno nas tocas e nos recintos para que eles não sofram tanto com o frio
. Os biólogos também usam aquecedores nas salas onde ficam os répteis e os anfíbios. “Eles não controlam a temperatura interna e, se estiver muito baixa, esses animais têm até dificuldades para se alimentar”, afirma a bióloga. A temperatura nesses recintos deve ficar entre 20ºC e 25ºC.





Cobras precisam de aquecedores em seus


recintos



As araras recebem alimentação diferenciada nesta época do ano. São oferecidas sementes mais oleosas e coco seco para que elas tenham mais energia.
A comida de alguns animais, entre eles a elefanta Terezita, também muda com a queda das temperaturas. Como a produção de vegetais na fazenda onde os alimentos para o zoológico são produzidos diminui com o frio, é feita uma preparação antes da chegada do inverno. Eles são desidratados para ser servidos neste período.







 

Um comentário:

Cláudia disse...

Que máximo!
Adorei a postagem, fico feliz que se preocupem e adaptem os animais ao frio!
Prenderam os bichos, os tiraram da natureza...agora tem que cuidar bem deles mesmo, né?
Abraços,