4 de jun. de 2010

CIENTISTAS PREFEREM OS ATRAENTES :(



Animais 'feios' são menos pesquisados, sugere estudo

Pesquisa mostra que cientistas preferem estudar espécies mais atraentes.

Um estudo sul-africano revelou que os animais mais carismáticos têm mais chances de ser escolhidos como objetos de estudos científicos.

O trabalho, feito por pesquisadores da Universidade de Pretória, revela uma tendência forte, pela comunidade científica, a escolher espécies carismáticas como alvo de estudos.
Tigres, leopardos, chipanzés e gorilas são alguns dos mais favorecidos, em detrimento de rãs, lagartixas e aves.

Em linhas gerais, a pesquisa científica está dominada pelo estudo de grandes mamíferos ameaçados, ao passo que répteis, aves e pequenos mamíferos em perigo de extinção recebem muito menos atenção, concluiu o estudo.
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores fizeram uma contagem de todos os estudos sobre espécies feitos no sul da África e publicados entre 1994 e 2008.
Os resultados foram depois comparados à lista global produzida pela União Internacional Para a Conservação da Natureza, que classifica animais segundo seu risco de extinção.

 
Eles verificaram que os chipanzés, por exemplo, foram os protagonistas de 1.855 estudos, ao passo que outras espécies, como o peixe-boi, por exemplo, foi tema de apenas 14.
"Pode ser que os cientistas estudem mais estes animais porque lhes interessa mais ou é mais fácil de conseguir verbas ou ainda porque é as chances de ter seu trabalho publicado posteriormente é maior", disse à BBC Morgan Trimble, uma das autoras do estudo.
A autora espera que ao expor as preferências dos cientistas ao escolher uma espécie para estudar ajude as entidades que financiam projetos a refletir sobre a melhor forma de preservar espécies.


Há muito menos estudos sobre o peixe-boi do que sobre o chimpanzé

2 comentários:

^.^ Ana Clara ^.^ disse...

Sei lá, para mim, se bonitinhos ou feinhos, nasceram para serem livres, respeitados, e não serem alvos de pesquisas... mas... como nem tudo são flores neste mundão...
Beijos linda, bom findi, maravilhosos dias para vocÊ!

rosane disse...

Realmente coitados, deveria de existir outro tipo de pesquisa, que não precisasse usá-los como cobaias.