28 de mai de 2010

CACHORROS SURGIRAM NO ORIENTE MÉDIO





Dos poodles franceses aos pastores alemães, os cachorros domésticos tiveram seus antepassados rastreados e a descoberta é que esses animais surgiram no Oriente Médio há cerca de 12 mil anos e não no leste asiático como indicavam estudos anteriores.
A conclusão é de uma análise genética divulgada no mês de Março/2010.







Os resultados, publicados na edição online da revista científica Nature, são baseados em um registro arquelógico que indica forte ligação entre a domesticação de cães no Oriente Médio e o surgimento da civilização humana.







Robert Wayne, professor de biologia evolutiva da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e coordenador do estudo, explicou a pesquisa.







- A revelação é importante porque é o mesmo lugar onde se desenvolveu a civilização, e os cachorros foram parte disso.







Segundo o especialista, a região de origem dos cachorros é o Crescente Fértil – que inclui grande parte do atual Iraque, Síria, Líbia e Jordânia, mesma área onde surgiram os gatos domésticos e muitos outros animais, além de ser o berço da agricultura.







A análise foi feita a partir de comparações genéticas entre mais de 900 cachorros de 85 raças e 200 lobos, o parente vivo mais próximo dos cães selvagens de todo o mundo, incluindo a América do Norte, Europa, leste asiático e Oriente Médio.







Até hoje, esse foi o maior nível de detalhamento para um estudo desse tipo.
Usando técnicas de genética molecular, cientistas analisaram mais de 48 mil sequências de DNA dos animais incluídos na pesquisa.



A maioria dos cachorros tinha ligações genéticas com lobos do Oriente Médio e não com outras populações desses animais.
Pequena quantidade da amostra tinha ainda laços genéticos com raças do leste asiático e com lobos da China, o que sugere uma mistura entre os grupos.

Um levantamento anterior mostrava a origem dos cães no leste asiático e na China.

 

- Sabemos que os cães do Oriente Médio estavam intimamente associados com os homens porque foram encontradas ossadas dos animais em cemitérios humanos.





Embora a agricultura e a pecuária caminhem lado a lado, os primeiros povos a domesticar lobos selvagens como os cães provavelmente eram caçadores nômades que foram seguidos à distância por caninos intrusos.

 

O pesquisador explicou que a relação amadureceu ao longo de milhares de anos.



- Até que se chegou a uma extrema proximidade. Muitas vezes [os cães] eram mais incômodos do que companheiros. Eventualmente, os cachorros proporcionavam proteção, um eficaz sistema de alerta, ajuda durante a caça, até oferecer companhia.
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

rosane disse...

Legal, essa pesquisa arquiológica
saber dos antepassados dos animais,....realmente lembra lobo.
Gostei !!!