5 de abr. de 2010

PAI ANIMAL




O mundo animal é cheio de surpresas e um grande universo para nos inspirarmos, afinal de contas, tem pai bicho que é muito mais pai do que muita gente pai!



Avestruz
Os machos vivem em verdadeiros haréns, pois para cada macho há cerca de sete fêmeas. Enquanto elas botam os ovos, em média 50 por estação, eles se encarregam de chocar. Tomam conta dos filhotes e cuidam da cria até a idade adulta.






Cachorro
O comportamento dos cães em relação aos filhotes depende muito de sua raça e do convívio entre o macho e a fêmea.
 Os dálmatas, por exemplo, são bons pais na maioria das vezes.





Cisne
Monogâmico, se acasala só com uma fêmea, seja na natureza, seja em cativeiro.
O macho ajuda na construção do ninho e protege os ovos e os filhotes quando a fêmea precisa sair. Ensina os primeiros passos até que fiquem completamente independentes.





Leão
Em cada bando, há um macho dominante. Se outro competir com ele e vencer, o novo líder mata os filhotes e cobre todas as fêmeas para garantir que toda a cria do bando seja sua.
Defendem o grupo, não necessariamente seus filhotes.







Lobo-guará

Espécie brasileira, que está sendo reproduzida em cativeiro porque corre risco de extinção. Os machos são os responsáveis pela alimentação da fêmea e da prole.
Ele vai buscar comida, enquanto a mãe fica com os filhotes.







Orangotango

Os orangotangos machos costumam abandonar as fêmeas logo que elas ficam prenhas. Raramente reconhecem os filhotes. Sobra para as mamães carregar os filhotes por até quatro anos agarrando nos seus pêlos.






Pica-pau
O macho fica vários anos com a mesma fêmea. Constroem o ninho juntos e se revezam na chocagem dos ovos.
 Os filhotes são muito dependentes dos pais. O macho, além de buscar a comida, tritura o alimento e coloca no bico do pica-pauzinho.







Sagui
Entre os primatas, sem contar o homem, os melhores pais são os saguis. As fêmeas normalmente têm dois filhotes a cada gestação. O macho sempre carrega um dos filhos, enquanto a fêmea carrega o outro. Os bebês só trocam de colo na hora de mamar.





  

Veado
Cabe à mãe a educação dos bambis. Ela passa o tempo todo lambendo o filhote para impedir que seu cheiro seja captado pelos inimigos. O bambi passa um ano do lado da mãe para seguir seu caminho. O pai não participa.






Tigre
Como a maioria dos felinos, o tigre é um animal de hábitos solitários. O acasalamento ocorre por cinco dias contínuos porque a ovulação na tigresa precisa ser induzida por copulação frequente. A fêmea afasta o macho logo depois do coito.




Um comentário:

Dudinha Nariz de Bolinha disse...

que demais...

eu tenho a sorte de ter um pai humano que é o melhor do mundoooo...

eu aumo muito ele....

todos deviam ter um pai para ter muito aumor e caurinho....

lambeijos