10 de mai. de 2011

DÓI PRA CACHORRO







ARTROSE NÃO ATINGE APENAS OS
ANIMAIS MAIS VELHOS


No verão, todo mundo reclama
do calor.
 E o calor está indo embora e o friozinho chega com tudo, para desespero dos bichinhos de estimação com artrose, que sentem mais dor do que nunca.
E, ao contrário do que algumas pessoas pensam,
a artrose não é um problema apenas dos animais mais velhos,
ela também atinge cães jovens.




Uma doença que se caracteriza pela destruição das cartilagens articulares e substituição por tecido ósseo, a artrose não tem cura e tende a evoluir, caso não seja controlada.
Existem algumas raças que geneticamente são predispostas,
como os teckel, buldog e pug, e outras raças que adquiriram o problema com o passar dos anos por cruzamentos indevidos (consanguinidade), como o labrador retriever, golden retriever, pastor alemão, poodle e rottweiler.] Alguns apresentam o problema muito cedo, a ponto de existirem animais com a doença em último grau antes de 1 ano de vida.

"O tratamento para a artrose pode ser cirúrgico em casos mais graves, por meio das artroplastias, ou conservador, por meio de medicamentos, condroprotetores e antiinflamatórios, fisioterapia e acupuntura. E o mais importante e, teoricamente, o mais simples: controle de peso e adequação do ambiente", alerta o veterinário Gustavo Gonçalves.



De acordo com o profissional, animais com artrose nunca devem ter sobrepeso, e os seus donos devem evitar ao máximo criá-los em ambientes com o piso liso.



Um comentário:

Blog da Pink disse...

Eu não sabia que piorava no inverno !! A Luna tem sobrepeso e de acordo com um raio-x existe um princípio de artrose. Eu caminho com ela todos os dias e só dou ração controlada, não entendo como ela é tão gorda !
Beijos
Laís