12 de mai de 2010

ANIMAIS SOLIDÁRIOS




Cada vez mais terapeutas e profissionais da saúde estão levando cachorros e outros animais para auxiliar e incentivar o tratamento de seus pacientes – é a chamada Terapia Assistida com Animais (TAA).
Estudos mostram que a presença dos bichos nesses casos promove sensação de bem-estar e sociabilização e pode até diminuir dores e problemas como a depressão. Se você tem um cão, seu melhor amigo também pode fazer um trabalho solidário ajudando doentes e pessoas especiais.
 Os especialistas garantem que não existe um tipo específico de cachorro ou uma raça melhor para fazer TAA.
 O importante é o comportamento do animal, que deve ser obediente. “Eles só precisam ser tolerantes com estranhos e gostarem de afagos”, afirma a adestradora Kátia Aiello, que treina cães terapeutas.
 Outro requisito indispensável é ele estar com a saúde em ordem: ter a carteira de vacinação em dia e fazer uma série de exames para comprovar que está apto.
 Afinal, o bem-estar do animal é prioridade.



 Conheça duas entidades que aceitam e treinam seu cachorro para ser voluntário. Você pode aproveitar e embarcar nessa com ele.



ATEAC >> A ONG, que é de Campinas (interior de São Paulo), visita portadores de deficiências múltiplas, autistas e crianças que estão internadas em regime semi-intensivo em hospitais da região. www.ateac.org.br. (19) 3287-7317.



INATAA >> Desde 2008, o Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas com Animais atende cerca de 300 pessoas por mês, entre crianças e idosos.
Os 50 voluntários (mais 51 cães terapeutas) visitam asilos e hospitais de São Paulo.www.inataa.org.br. (11) 7562-6808. R.T.


Fonte: Vida Simples













Um comentário:

Gigi e Lola disse...

TIA, NÃO QUERO SER CONVENCIDA, MAS NÓS ANIMAIS TEMOS O DOM DE PASSAR COISAS BOAS PARA OS HUMANOS,SOMOS REALMENTE INCRÍVEIS...HIHIHI

LAMBEIJOKAS

LOLA