28 de mar. de 2010

SIGNIFICADO DA PÁSCOA

Há várias formas de comemorar a Páscoa.
Tantos símbolos e costumes pagãos ou cristãos trazem dúvidas do que realmente significa esta celebração.



O que é Páscoa?

É a festa cristã que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus. A Páscoa é a celebração mais importante para os cristãos, pois marca o mistério e o milagre da ressurreição. Na época de Jesus já se celebrava a Páscoa, mas com outro sentido, era o Pessach.



O que é Pessach ou Páscoa Judaica?

Pessach significa passagem em hebraico. É a festa judaica em que se comemora a libertação dos hebreus depois de um longo período de escravidão no Egito. São oito dias de celebração.



Domingo de Páscoa

Dia em que os cristãos lembram a ressurreição de Jesus que trouxe a esperança da vida eterna.





Por que na Páscoa se presenteia com ovos de chocolate e se fala em coelho da Páscoa?

No hemisfério norte a Páscoa acontece no início na primavera. Muitos anos antes desta data cristã começar a ser celebrada, na China e em alguns países da Europa era comum comemorar a chegada da primavera. Nesta ocasião, se referenciava a Ostera, a deusa da fertilidade e da primavera, que aparecia em pinturas como uma mulher de cabelos longos, segurando ovos, circundada por coelhos e lebres. Era de costume as pessoas se presentearem com ovos pintados com motivos de natureza.

 
Quando se começou a celebrar a Páscoa para os cristãos, foi apropriada a imagem de ovos, porém pintados com figuras religiosas. Somente no século XVIII, na França é que se começou a ideia de confeccionar ovos de chocolate.



As igrejas cristãs explicam que o ovo e o coelho são símbolos de fertilidade e renovação, que representam a nova vida que Jesus obteve ao ressuscitar e que os cristãos têm pela fé na graça de Deus, a vida eterna.


 
 
Fonte:  Hagah












Um comentário:

Natália Gonçalves disse...

Oi vim pedir seu voto


A Manchinha está em mais um concurso o concurso My pet beautiful do blog My pet Brasil gente para votar nela é só entrar no site que é este http://mypetbr.blogspot.com/
E escolher a opção Manchinha