15 de fev de 2010

PEIXE BETTA: PEQUENO E BELO

O PEIXE BETTA (BETTA SPLENDENS) SERVE DE ORNAMENTO EM RESIDÊNCIAS E EM LOCAIS DE TRABALHO.
SOZINHO NO AQUÁRIO, NADA DE UM LADO PARA O OUTRO EM UM MOVIMENTO SUAVE, TÍPICO DE PEIXINHOS.
PORÉM, ESPECIALMENTE O MACHO, VIRA UMA FERA QUANDO COLOCADO FRENTE A FRENTE COM UM SEMELHANTE. TÃO OBSTINADO NA DEFESA DO SEU TERRITÓRIO, CHEGA A BRIGAR ATÉ COM A PRÓPRIA IMAGEM REFLETIDA NO VIDRO.


ORIGINÁRIO DA TAILÂNDIA E DA CHINA, O PEIXE BETTA É CRIADO  NO MUNDO INTEIRO. O BRASIL, PASSOU A FICAR MAIS CONHECIDO NO FINAL DA DÉCADA DE 70.
OS PEIXINHOS, QUE CHEGAM A MEDIR OITO CENTÍMETROS NA FASE ADULTA, SÃO RESISTENTES E DEMANDAM POUCO CUIDADOS QUANDO ADULTOS.

A CRIAÇÃO PODE SER REALIZADA EM QUALQUER LUGAR. BASTA UM AQUÁRIO DE PEQUENAS DIMENSÕES, OU MESMO UMA GARRAFA PLÁSTICA DE REFRIGERANTE CORTADA AO MEIO, PARA QUE O PEIXINHO TENHA ESPAÇO PARA SE DESENVOLVER.


ANTES DE COMPRAR OS CASAIS DE BETTAS, PREPAREM O AQUÁRIO. DEIXE A ÁGUA DESCANSAR POR DOIS DIAS COM AS PLANTAS DECORATIVAS. AOS POUCOS, MISTURE A ÁGUA DO ÁQUARIO COM A DO SAQUINHO QUE CONTÉM O PEIXE, PARA OBTER GRADATIVAMENTE O MESMO pH E TEMPERATURA.

NEM EXIGEM INSTALAÇÃO DE BOMBAS DE AERAÇÃO NO AQUÁRIO. NO ENTANTO, É NECESSÁRIA A TROCA DE ÁGUA REGULARMENTE, PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA. BASTA UMA ESPONJA LIMPA E ÁGUA CORRENTE PARA SE TER A MELHOR OPÇÃO PARA A LIMPEZA DOS RECIPIENTES.


A ALIMENTAÇÃO É AMPLA E PODE SER FEITO PELO PRÓPRIO PRODUTOR.
É BOM EXERCITAR O PEIXE. UMA VEZ POR SEMANA, APROXIME OUTRO AQUÁRIO COM BETTA OU UM ESPELHO PARA OS PEIXES ABRIR SUAS NADADEIRAS.




Fonte: Revista Globo Rural




Um comentário:

Fernanda e Pink disse...

fofo esse peixinho, né ?